Câmera de segurança registra momento em que caminhão invade posto de combustíveis

Acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (17), na Avenida Aliomar Baleeiro, na entrada do bairro Trobogy, em Salvador.

Samu e Corpo de Bombeiros no local do acidente, em Salvador (Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia)

Um vídeo gravado por uma câmera de segurança mostra o momento em que um caminhão invadiu um posto de combustíveis, na manhã desta terça-feira (17), em Salvador. O acidente deixou duas pessoas mortas e cinco feridas.

O posto de combustíveis fica na Avenida Aliomar Baleeiro, na entrada do bairro Trobogy. Nas imagens, é possível ver quando o veículo passa em uma curva, em frente ao estabelecimento, e acaba desgovernado. Em seguida, o caminhão invade o posto e atropela as vítimas, que estavam em ponto de ônibus que fica em frente ao estabelecimento.

Por pouco, um homem não foi atingido na curva. O vídeo mostra também que um poste de energia elétrica foi derrubado pelo caminhão. As imagens também mostram que, após a colisão, pessoas que estavam no local correm para todos os lados. Um homem chega a parar a motocicleta que pilotava e também se afasta. Uma van escolar também passava no local no momento do acidente e para.

Veja vídeo abaixo:

O motorista do caminhão, identificado como Maurício Santos Costa, prestou depoimento na manhã desta terça-feira, na 10º Delegacia Territorial (DT/Pau da Lima), que cobre a região, e, em seguida, foi liberado. O ajudante dele também foi ouvido pela polícia e liberado.

O condutor do caminhão contou que entrou em desespero ao descer do veículo e perceber que havia atropelado algumas pessoas.

“Ao fazer a conversão da direita para a esquerda fui alertado pelo ajudante [que estava com ele no veículo] de que vinha um carro no meu sentido: ‘rapaz, rapaz olha aí’. Quando tentei segurar o caminhão para voltar para a direita, eu não consegui fazer a manobra, atingindo o ponto de ônibus. Tentei frear para segurar o veículo, mas não consegui porque o carro já foi descendo para área do posto. Quando desci do carro fui olhar o que tinha acontecido e vi as pessoas caídas”, disse o condutor do caminhão.

Segundo a delegada Ana Paula, que ouviu o motorista, ele permaneceu no local do acidente até ser conduzido à delegacia, sem qualquer resistência. “A reação que ele teve depois do acidente foi se ajoelhar. Ele foi abraçado pela comunidade, um casal ajudou ele, tentou acalmá-lo, porque ele estava em choque depois que percebeu a situação”, disse a delegada.

O delegado Antônio Fernando, que é o titular da delegacia, informou também que Maurício chegou à unidade policial em estado de choque. “Tudo indica que foi um acidente, ele deve responder por homicídio culposo (quando não há a intenção de matar). Foi um acidente de trânsito, não houve intenção”, disse o delegado.

Após o depoimento, Maurício foi conduzido até o hospital para receber atendimento médico. Ele tinha carteira de habilitação do tipo D há 7 anos, e trabalhava há um mês conduzindo o caminhão envolvido no acidente.

Vítimas

O porteiro Elinaldo Gonçalves, de 48 anos, morreu ainda no local do acidente. De acordo com a ex-companheira da vítima, Silvana Conceição, 32 anos, o homem estava ansioso para o aniversário do filho do casal, que vai completar 1 ano no dia 26 deste mês.

Já o segundo óbito foi registrado no Hospital do Subúrbio. A vítima Vanessa Brito Santos, de 28 anos, foi encaminhada à unidade de saúde com uma fratura no fêmur e passaria por uma cirurgia, mas não resistiu ao ferimento.

Uma das vítimas, de 26 anos, teve alta na tarde desta terça. Ela estava internada no Hospital Eládio Lasserre, em Cajazeiras. Outras três vítimas continuam internadas em dois hospitais da capital baiana: Hospital Municipal de Salvador e Geral do Estado (HGE). Elas são três adolescentes de 16 anos e não correm risco de morte.

Não foram divulgadas informações sobre o 5º ferido. Segundo Ivan Paiva, coordenador do Samu, essa pessoa pode ter sofrido ferimentos leves e por isso não há registro de atendimento pelo Samu. Com informações do G1.

Supermercado cunha